Notícias

19/09/2017

Aceleração do desenvolvimento econômico brasileiro é abordada em palestra

Palestra Magna foi conduzida pelo ex-Ministro Ozires Silva no primeiro dia da Super Feira

O ex-Ministro, oficial e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Ozires Silva, palestrou hoje, 19, na abertura da Super Feira Acaps Panshow.

Com o tema “Liderança e Ética Profissional – Pilares para o desenvolvimento”, Ozires trouxe principalmente uma análise dos cenários político e empresarial e suas oportunidades para a aceleração do desenvolvimento econômico brasileiro perante um mundo globalizado. “O Brasil vem sofrendo seguidas crises econômicas, na contramão de diversos países que estão prosperando. Quando nos recuperarmos completamente, vamos ver que estamos em desvantagem no competitivo cenário econômico global, se nada fizermos”, alerta.

Assim, o oficial resgata os caminhos econômicos que o Brasil tem seguido e elenca algumas ações que o tem deixado na retaguarda da competitividade. “Temos um mercado interno grande. O problema está em apenas focar nesse mercado interno. Hoje em dia, na era da conectividade, da globalização, precisamos olhar para o mercado externo também”, ressalta. Ele chama atenção, por exemplo, para o fato de que temos acesso muito fácil por aqui a produtos fabricados e comercializados por outros países, mas quase não vermos, em escala global, produtos brasileiros. “Possuímos diversas leis, normas e regras que dificultam nosso crescimento e competição. É preciso fazer uma revisão a fim de simplificar e tonar as cargas tributárias mais leves, por exemplo. Precisamos de mais liberdade para produzir, vender e crescer”, frisa.

Outro ponto tocado pelo ex-Ministro foi a educação brasileira. Em sua visão, até mesmo esta está em desacordo com a modernidade.  “É preciso investir em educação de qualidade e trabalhar numa perspectiva que capacite nossos alunos a olhar e competir nesse mercado atual”. Para tanto, ele cita um relatório divulgado no final de 2016 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que lista o Brasil nas últimas posições dos 75 países membros da organização que tiveram a qualidade de sua educação analisada. Ele ressalta que países como China e Coréia do Sul tiveram uma aceleração econômica atrelada a melhoras na educação. “Não consigo ver um avanço do nosso país sem inovação. E a inovação, para mim, só vem junto de um avanço educacional significativo”, opina.

O palestrante também abordou o comércio eletrônico (e-commerce), explicando que as formas de compra e venda estão se convertendo cada vez mais para esta modalidade. Gigantes, como a Amazon, já estão com força de novas tecnologias, conseguindo reduzir estoques e aumentar as vendas. “A Amazon está inovando no varejo com um supermercado físico totalmente inteligente, sem caixas ou filas para realizar o pagamento das contas. Ainda é um projeto piloto, mas acredito que logo estará por todos os lugares e o consumidor irá gostar dessa nova forma de fazer compras”, alertando, assim, para que o comércio varejista se adapte e busque alternativas para se manter frente a esses avanços.

O Palestrante

Com um histórico expressivo, Silva atuou como Ministro de Estado da Infraestrutura em 1990, foi presidente da Petrobras e da Varig e, atualmente, é reitor do Centro Universitário Unimonte, localizado em Santos (SP). Liderou, em 1970 o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Autor de cinco livros, teve em 2011 sua biografia lançada sob o título ‘Um Líder da Inovação – Biografia do Criador da Embraer’.



Receba Novidades

Cadastre seu email e receba novidades e informações do maior evento de Negócios de Varejo do Espírito Santo

Tel: (27) 3324-3599
Email: feira@acaps.org.br